Skip to content

Blindados do Exército turco violam a fronteira da Síria, SAAF efetua ataques aéreos de advertência

 

O Ministério das Relações Exteriores da Síria declarou na TV que veículos de transporte de tropas turcos entraram na cidade de Saraqeb, na província de Idlib, se deslocando para Khan Sheikhoun, onde ocorrem combates de forças rebeldes contra o Exército Arabe Sírio.

“Veículos de transporte de tropas turcos e até mesmo carros de combate (tanques), em um total aproximado de 28 veìculos, que violaram a fronteira síria e entraram na cidade de Saraqeb, eles estão indo para Khan Cheikhoun”, disse o ministério citado pelo canal de televisão oficial Syria TV.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Fontes militares sirias no local relataram que os militares sírios tomaram posse de um posto de controle em um subúrbio no noroeste de Khan Sheikhoun. A cidade, controlada por terroristas, està cercada pelo exército sirio.
De acordo com o Centro Russo para a Reconciliação dos Conflitos na Síria, o problema todo começou depois que o cessar-fogo do dia 2 de agosto na zona de desalento do Idlib foi violado pelos rebeldes anti-Assad apoiados pela Turquia logo no primeiro dia.

Em 5 de agosto, as forças sírias retomaram as operações, enquanto gangues aproveitavam a calmaria para atacar as posições do exército no norte da província de Hama e nas localidades da região.

Desespero rebelde ante a derrota iminente

Khan Shaykhun é o principal reduto de militantes radicais (Hayat Tahrir al-Sham e seus aliados) na área. Após os recentes ganhos do Exército Sírio , a defesa dos militantes na cidade parecia estar à beira do colapso.

A milícia turca teria como objetivo estabelecer um “posto de observação” em Khan Shaykhun, impedindo assim que os militares sírios libertassem a cidade dos terroristas.

“Veículos turcos carregados de munição, armas e equipamentos materiais passaram pela fronteira síria-turca na manhã de segunda-feira e entraram na cidade de Saraqeb a caminho de Khan Sheikhoun para ajudar os terroristas derrotados de Jabhat al-Nusra [Hayat Tahrir al-Sham] esta que figura nas listas do Conselho de Segurança da ONU como uma organização terrorista, que afirma novamente o contínuo apoio ilimitado fornecido pelo regime turco aos grupos terroristas. ” A agência estatal de notícias da Síria, SANA, citou uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Síria .

“A República Árabe da Síria condena veementemente esta flagrante violação turca e responsabiliza o regime turco pelas consequências desta violenta violação da soberania e da integridade territorial da República Árabe da Síria, o que constitui uma violação ultrajante das disposições do direito internacional.”

O Ministério das Relações Exteriores acrescentou que a atuação do “regime turco não afetará de maneira alguma a determinação do Exército Árabe Sírio de continuar caçando os remanescentes de terroristas em Khan Sheikhoun e outras áreas até liberar cada centímetro dos territórios sírios do terrorismo. “

A Síria não limitou sua resposta ao lançamento de uma declaração oficial sobre o assunto. Recentemente, a Força Aérea Árabe Síria realizou ataques de alerta perto do comboio militar turco que se dirigia para Khan Shaykhun. Segundo fontes pró-militantes, pelo menos um comandante de campo militante que acompanhava o comboio foi morto.

Com informações SANA Syria, Arab News, Israel 24, AFP via redação Orbis Defense Europe.

O post Blindados do Exército turco violam a fronteira da Síria, SAAF efetua ataques aéreos de advertência apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV