
Dois bombardeiros B-1B e dois aviões-tanques de reabastecimento aéreo foram detectados por monitoramento e também vistos por diversas testemunhas em terra, voando de Guam e se aproximando do nordeste de Taiwan no domingo (31 de maio). Estes são os primeiros bombardeiros B-1B avistados perto de Taiwan desde o anúncio de Trump em Hong Kong
No domingo (31 de maio), o usuário do Twitter Golf9, especializado em monitoramento de banda aérea, detecção de radar e detecção de aeronaves, informou que dois Lancers B-1B e dois Boeing KC-135 Stratotankers decolaram da Base Aérea de Andersen em Guam e voaram no mar da China Oriental, perto da região nordeste de Taiwan. As autoridades de Taiwan e da China ainda não emitiram uma resposta oficial à patrulha aérea dos bombardeiros.
RAMBO11flt(2xB-1B) is flying Northern Pacific for heading to Alaska.
RAMBO11flt were refueled by PEARL33flt(4xKC-135).
PEARL flt left RAMBO flt after AAR, and headed Kadena. pic.twitter.com/qwwaN4RFAK— Golf9
(@KimagureGolf9) May 31, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
RAMBO11flt(2xB-1B) that out from Andersen is flying into East China sea near the Taiwan area.
Their support tanker PEARL31flt(2xKC-135) headed Andersen AFB Guam after AAR. pic.twitter.com/xDhDZOhQWj
— Golf9
(@KimagureGolf9) May 31, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
Depois de reabastecer os bombardeiros, os dois aviões-tanque voltaram à base em Guam. Enquanto isso, os dois Lancers rumaram para o nordeste, sobrevoando o Pacífico Norte em uma rota de vôo com destino ao Alasca.
Os vôos foram os primeiros desde que o presidente Trump anunciou sexta-feira (29 de maio) que os EUA estão encerrando o status comercial especial de Hong Kong em resposta à nova lei draconiana de segurança da China dirigida ao território.
Ele também anunciou a retirada dos EUA da OMS, novas restrições para cidadãos chineses afiliados ao Exército de Libertação do Povo (PLA) estudando nos EUA e uma investigação sobre empresas chinesas listadas nos mercados financeiros dos EUA.
Espera-se para breve passagens de navios da U.S. Navy e até mesmo manobras na região para breve, de acordo com especulações de contatos politicos junto aos EUA.
- Com informações do Taiwan News e AFP via redação Orbis Defense Europe.
Source: DefesaTV