[email protected]+55 (61) 99682-6245 facebook

logo

publicado em:24/09/19 12:30 PM por: marcelo_mb_rj Notícias

A China fez um alerta sobre “ações hostis” de países europeus por estarem enviando navios de guerra para a região do mar do Sul da China. A ação estaria direcionada ao Reino Unido e a França, por conta do porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth enviado a região, e bem como ao envio de embarcações militares francesas ao local, segundo noticiou o tabloide inglês Express.

“Se os EUA e o Reino Unido se juntassem em um desafio ou violassem a soberania e a integridade territorial da China, isso seria uma ação hostil”, afirmou o general chinês Su Guanghui. A reivindicação da região e a declaração dada pela China não agradou os países vizinhos, como as Filipinas, Malásia, o Vietnã e Brunei.

O pesquisador holandês, Frans-Paul van der Putten, do Instituto Clingendael, acredita que já era hora de a União Europeia intervir nas questões de segurança na Ásia, devido à sua urgência.

“O envio de embarcações militares ao mar do Sul da China pode fornecer aos governos europeus uma maior influência ao lidar com os EUA e a China em questões geopolíticas mais próximas de casa”, afirmou o pesquisador.

A declaração do pesquisador surge no momento em que Reino Unido, Alemanha e França afirmam estar “preocupados com a situação no mar do Sul da China, que pode provocar insegurança e tensão na região”.

Os EUA, por sua vez, consideram a região parte de sua estratégia indo-pacífica para conter a expansão militar chinesa. Em uma clara demonstração de força, os EUA e o Reino Unido realizaram exercícios navais na região disputada, enquanto que a França navegou com suas embarcações militares perto das ilhas Spratly.

Enquanto China e Malásia tentam resolver os impasses através do diálogo, Reino Unido e aliados norte-americanos e australianos seguem causando atritos com desculpa de “liberdade de navegação” na região.

A linha de disputa é a mais rica em petróleo e percorre quilômetros pelo mar do Sul da China até alguns quilômetros das Filipinas, da Malásia e do Vietnã.

  • Com agências internacionais

O post China faz alerta contra ‘ações hostis’ de países europeus em região do mar do Sul da China apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV





Comentários



Adicionar Comentário