Skip to content

China promete retaliação pelo fechamento do consulado em Houston

Na quarta-feira, os EUA notificaram a China com 72 horas de antecedência para fechar seu consulado em Houston, Texas . As autoridades chinesas responderam negando a decisão dos EUA como prejudicial às relações entre os dois países e ameaçando retaliação.

Em uma entrevista coletiva na quarta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, descreveu o aviso de fechamento do consulado como um ato de “provocação política americana contra a China” e disse que a China responderia com “ações necessárias e legítimas” se a ordem de fechamento não fosse revertida.

“Em 21 de julho, os EUA pediram abruptamente que a China fechasse seu consulado em Houston”, disse Wenbin em comentários traduzidos transmitidos pela China Global Television Network (CGTN). “Esta é uma provocação política americana contra a China e uma grave violação do direito internacional e das leis básicas das relações internacionais.

“É também uma grave violação do acordo consular bilateral e mina deliberadamente as relações China-EUA”, continuou Wenbin. “A China condena veementemente esse movimento ultrajante e injustificado. Pedimos aos EUA que revertam essa decisão incorreta imediatamente, caso contrário a China definitivamente tomará as ações necessárias e legítimas. ”

Uma fonte não identificada com conhecimento direto das deliberações chinesas disse à Reuters que a China pode retaliar fechando o consulado dos EUA na cidade de Wuhan, no centro da China. Ironicamente, isso seria até um “favor” aos EUA no momento…

“Os EUA pediram à China para fechar o Consulado Geral em Houston em 72 horas. É uma jogada louca ”, twittou Hu Xijin, editor-chefe da publicação chinesa Global Times.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Morgan Ortagus, disse que os EUA ordenaram o fechamento “a fim de proteger a propriedade intelectual americana e as informações privadas dos americanos”. As suspeitas dos serviços de Inteligência dos EUA afirmam que o consulado chinês é um centro de coletas de informações e apoio aos espiões chineses e colaboradores americanos das atividades de espionagem chinesa nos EUA.

A decisão ocorre um dia após o Departamento de Justiça dos EUA anunciar as acusações de dois hackers chineses que trabalham com o Ministério de Segurança do Estado da China. O Departamento de Justiça dos EUA disse que os hackers participaram de uma campanha de roubo de propriedade intelectual de uma década que teve como alvo centenas de empresas e organizações americanas, incluindo pesquisas recentes sobre a vacina contra o coronavírus.

O jornalista da CNN Ivan Watson disse que a primeira indicação de que algo sério ocorreu no consulado chinês em Houston quando os caminhões de bombeiros responderam ao chamado de vizinhos do consulado na manhã desta terça-feira, quando a fumaça subiu do complexo diplomático evidenciando um incêndio, mas que na realidade era fogo da queima de centenas de kilos de documentos efetuada pelos funcionàrios do consulado.

Desde então, surgiram vídeos de funcionários do consulado queimando documentos em um pátio central do consulado.

“O vídeo do Consulado Geral da China em Houston, TX, mostra incêndio no pátio do edifício, horas antes de ser fechado hoje. O Departamento de Estado dos EUA ordenou seu fechamento em outra escalada com a China ”, postou um usuário do Twitter com imagens dos esforços de gravação de documentos.

Abaixo, o vìdeo com as declarações do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin:

A declaração é que; A China condena fortemente os EUA por pedirem à China que feche seu Consulado Geral em Houston, Texas, pedindo que se lembre de sua decisão errada ou haverá contramedidas, disse o Ministério das Relações Exteriores da China na quarta-feira. Em resposta, a China disse que a decisão é uma provocação política tomada pelos EUA, que violou seriamente o direito internacional, normas básicas das relações internacionais e disposições relevantes do Tratado Consular China-EUA, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.

  • Com informações Agence France Press, Reuters, Associated Press e CGTN China News via redação Orbis Defense Europe.

O post China promete retaliação pelo fechamento do consulado em Houston apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV