[email protected]+55 (61) 99682-6245 facebook

logo

publicado em:29/05/19 10:30 AM por: marcelo_mb_rj Notícias

O Pentágono enviou esquadrões de caças F-35A Lightning para uma base aérea italiana para participar de exercícios como parte de uma missão do Pacote de Segurança de Cenário (TSP) na Europa.

Os aviões são das 388ª e 419ª alas de caça, posicionadas na base da Força Aérea de Hill, localizada no estado americano de Utah, e foram destacados para a base aérea de Aviano da OTAN, que fica no nordeste de Itália.

A Força Aérea dos EUA comunicou à imprensa que os caças e o pessoal dos 421º e 466º esquadrões de caça chegaram à base em 24 de maio e permanecerão na Europa por várias semanas.

“Financiado através da Iniciativa Europeia de Dissuasão (EDI), o TSP proporciona uma presença militar rotativa mais robusta dos EUA no cenário de operações europeu, capaz de dissuadir adversários e assegurar os parceiros e aliados do empenhamento dos EUA na segurança regional”, disse o tenente-coronel Richard Orzechowski, comandante do 421º Esquadrão de Caça.

O oficial ainda ressaltou que “o 421º Esquadrão de Caça é o mais novo esquadrão de F-35A e este é seu primeiro destacamento com o caça furtivo multifuncional”.

Lançada pela Administração Obama em 2014, a Iniciativa Europeia de Dissuasão (EDI) tem como objetivo reforçar a presença dos EUA do outro lado do Atlântico e fortalecer a defesa dos seus aliados europeus.

Washington vem ampliando sua presença militar na Europa desde o início da crise ucraniana, particularmente como parte da OTAN, além de ter aumentado significativamente o orçamento de defesa americano para a EDI.

A OTAN tem reforçado consistentemente a sua postura no flanco oriental, incluindo na Polônia e nos países bálticos, citando a “ameaça russa”.

Por sua vez, o Kremlin sublinhou que a Rússia não representa uma ameaça para outros países, mas não ignorará ações que ponham em perigo os seus interesses, manifestando repetidamente a preocupação de que OTAN usa o pretexto da “ameaça russa” para instalar mais equipamento e tropas ao longo das fronteiras russas.

  • Com informações de agências de notícias internacionais

O post Esquadrões de caças F-35 são enviados para base aérea na Itália apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV





Comentários



Adicionar Comentário