EUA, Japão, Índia e Filipinas realizam exercício naval conjunto no Mar do Sul da China - Geopolítica MundialGeopolítica Mundial
[email protected]+55 (61) 99682-6245 facebook

logo

publicado em:10/05/19 3:15 PM por: marcelo_mb_rj Notícias

Em nova demonstração de força naval no contestado Mar da China Meridional, um destróier da Marinha dos EUA realizou exercícios navais conjunto com um navio japonês, dois indianos e uma embarcação de patrulha filipina na região reivindicada pela China.

Embora exercícios semelhantes tenham sido realizados na região Mar da China Meridional em tempos passados, à aparição combinada destes quatro países representa um novo desafio para o governo Chinês, ainda mais após anúncio do presidente dos EUA sobre aumento de tarifas das mercadorias chinesas.

“Compromissos profissionais com nossos aliados, parceiros e amigos na região são oportunidades para construir sobre nossos relacionamentos fortes e existentes”, disse em comunicado o comandante Andrew J. Klug, capitão do destróier dos Estados Unidos, o USS William P. Lawrence.

O Japão enviou um dos seus dois grandes navios, o Izumo, enquanto a Índia enviou um destróier, o INS Kolkata, e um de reabastecimento, o INS Shakti. Os exercícios conjuntos, que terminou na quarta-feira (08), ocorrem na sequencia em que outros dois destroiers dos Estados Unidos navegaram perto de ilhas na região reivindicadas pela China.

Esta aproximação gerou um forte protesto vindo de Pequim, o qual disse que a ação viola sua soberania. A Marinha dos EUA diz que realiza essas operações de liberdade de navegação em águas internacionais em todo o mundo, mesmo em mares reivindicados por seus aliados, sem considerações políticas.

A China reivindica quase todo o estratégico Mar do Sul da China, com Brunei, Indonésia, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã empurrando reivindicações concorrentes para partes da região marítima. Os Estados Unidos, o Japão e a Índia não possuem reivindicações territoriais.

Em um desafio separado para Pequim em águas asiáticas, o USS William P. Lawrence acompanhando de outro destróier, navegaram pelo estreito de Taiwan em abril separando Taiwan, que a china considera uma província rebelde, do continente chinês.

  • Com informações da agência de notícias Reuters

O post EUA, Japão, Índia e Filipinas realizam exercício naval conjunto no Mar do Sul da China apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV





Comentários



Adicionar Comentário