
O “CODAI” – Comando de Defesa Aeroespacial Integral (Codai), òrgão pertencente às Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) divulgou imagens da interceptação e abate de duas aeronaves alegadamente oriundas da Colômbia e carregadas de drogas, que foram interceptadas e abatidas no espaço aéreo venezuelano por caças que não foram especificados.
A interceptação e abate teriam ocorrido ontem por volta de 18h, hora local e não foram divulgados maiores detalhes até o momento sobre os fatos.
Através de suas redes sociais o “CODAI” informou que;
“detectou e neutralizou duas aeronaves carregadas com drogas da Colômbia, que tentavam atravessar o espaço aéreo ocidental da Venezuela”.
“Usando seus poderes, seguindo os protocolos e em conformidade com a lei, as aeronaves foram neutralizadas”, acrescentou a publicação na plataforma de divulgação social.

O ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, elogiou o trabalho da FANB, declarando;
“Nosso país sofreu as consequências do tráfico de drogas vindo da Colômbia, um governo que não conseguiu lidar com esse flagelo da humanidade”, disse a autoridade venezuelana.
O presidente venezuelano, Nicolas Maduro em 04 de agosto também disse que autoridades venezuelanas apreenderam mais de 22 toneladas de várias drogas da Colômbia.
O governo da Venezuela também declarou que admite que as aeronaves abatidas não fazem parte dos esforços liderados pelos EUA para a mudança de regime no país.
Em relação às alegadas violações do espaço aéreo por aeronaves militares dos USA, o embaixador venezuelano na ONU, Samuel Moncada, afirmou que os EUA, em 2019, realizaram mais de 55 incursões no espaço aéreo venezuelano.
Com informações via CODAI/FANB via redação Orbis Defense Europe.
O post FANB divulga imagens de abate de aeronaves civis em seu espaço aéreo apareceu primeiro em DEFESA TV.
Source: DefesaTV