Marinha da Turquia expulsou navio israelense das águas de Chipre - Geopolítica MundialGeopolítica Mundial
[email protected]+55 (61) 99682-6245 facebook

logo

publicado em:16/12/19 10:51 AM por: marcelo_mb_rj Notícias

Navios da Marinha turca perseguiram um navio de pesquisa israelense que navegava perto de Chipre, conforme noticias exclusivas do News 13 Israel, segundo altos funcionários israelenses envolvidos na questão.

Segundo o relatório do cmdte da embarcação divulgado na noite de sábado, o incidente incomum ocorreu há duas semanas e envolveu o navio de pesquisa “Bat Galim” de Israel, que pertence ao Instituto de Pesquisa Oceanográfica e Limnológica de Israel, que está sob direção do Ministério da Energia.

O navio estava realizando pesquisas na região de águas econômicas de Chipre no momento do incidente. Na época, levava pesquisadores da Universidade Ben Gurion, juntamente com um geólogo cipriota que estava conduzindo uma pesquisa conjunta com eles, com a aprovação do governo de Chipre. Enquanto navegava nas águas econômicas de Chipre, os navios da Marinha turca aproximavam-se perigosamente do navio de pesquisa israelense.

Segundo altos oficiais israelenses, oficiais da Marinha turca se comunicaram com capitão do navio de pesquisa israelense, através do ràadio, e começaram a interrogá-lo sobre suas atividades na área, apesar de ele estar em uma área do Mediterrâneo que a Turquia não tem autoridade sobre.

As autoridades israelenses disseram que, após discussão, os navios da Marinha turca exigiram que o navio de pesquisa israelense saísse imediatamente da área e não continuasse sua pesquisa. O navio israelense foi forçado a interromper suas atividades e navegar para outra área.

No ano passado, a Turquia enviou navios militares, bem como navios de perfuração, para procurar petróleo nas águas econômicas de Chipre, alegando que a área é deles. Recentemente, aumentaram as tensões entre a Turquia, a Grécia e Chipre em relação aos campos de gás descobertos no Mediterrâneo oriental.

Várias semanas atrás, as tensões aumentaram novamente quando a Turquia assinou um acordo polêmico com a Líbia a respeito de um acordo nas fronteiras das águas econômicas entre eles no Mediterrâneo. Este acordo ignora a existência de Chipre e os direitos econômicos de Chipre e da Grécia no Mediterrâneo e transfere uma grande parte desses direitos para a Turquia.

Este acordo pode influenciar Israel devido ao plano de Israel de executar um tubo de gás através da área para a Itália, através das águas econômicas de Chipre e Grécia. Esse oleoduto permitiria que Israel exportasse gás natural para a Europa.

Altas autoridades israelenses disseram que o cônsul israelense em Ancara, na Turquia, foi convocado no início desta semana para uma reunião com altas autoridades turcas e recebeu um aviso após o acordo da Turquia com a Líbia. No aviso, a Turquia disse que qualquer medida que Israel tomar em relação ao gasoduto para a Europa deve receber aprovação prévia da Turquia, já que o gasoduto passará pelas águas econômicas da Turquia.

As autoridades israelenses também disseram a Ravid que as últimas medidas da Turquia em relação aos campos de gás desafiaram a Grécia, Chipre, Egito e Israel. “Os turcos estão tentando mostrar que estão no comando, e isso é uma coisa muito preocupante”, disse um alto funcionário israelense.

  • Com informações Israel 24I e Arutz Sheva News International via redação Orbis Defense Europe.

O post Marinha da Turquia expulsou navio israelense das águas de Chipre apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV





Comentários



Adicionar Comentário