
O Exército do Iêmen, apoiado pelo movimento popular Ansarolá atacou a costa leste da Arabia Saudita nessa quinta-feira 1º de agosto, utilizando um míssil balístico de longo alcance.
A capacidade do emprego de mísseis balisticos das forças iemenitas tornou-se um pesadelo para a Arabia Saudita, já que suas costas no Golfo Pérsico não estão a salvo de seu alcance. E hoje, pela primeira vez um mìssil lançado do territòrio iemenita atinge a costa leste da Arabia Saudita, jà que ataques anteriores contra alvos importantes sempre foram interceptados pelo sistema “Patriot”.
O alvo atingido com boa precisão foi um centro militar na cidade saudita de Al-Damam (leste), localizado na costa do Golfo Pérsico.

Esta operação foi considerada bem sucedida por alguns especialistas militares, constitui, segundo eles, uma grande conquista para as forças iemenitas, já que o referido míssil, além de contornar os avançados sistemas de defesa aérea Patriot, alcançou pela primeira vez as costas orientais do Iêmen à Arábia Saudita, depois de voar mais de 1200 quilômetros.
Por sua parte, o Ministro da Informação do Iêmen, Daifulá al-Shami, disse que esta operação revela a relativa incapacidade dos sistemas Patriot dos EUA em interceptar mísseis balísticos de fabricação russa e iraniana utilizados pelos iemenitas.
Al-Damam está localizado na parte oriental da Arábia Saudita, às margens do Golfo Pérsico, e é considerado um dos principais centros de empreendimentos econômicos. A sede da empresa Aramco, responsável pela exportação de petróleo saudita, está localizada nesta cidade.
Com informações da Reuters, AFP e Alahednews via redação Orbis Defense Europe.
O post Míssil lançado do Iêmen atinge base militar na costa leste da Arábia Saudita apareceu primeiro em DEFESA TV.
Source: DefesaTV