[email protected]+55 (61) 99682-6245 facebook

logo

publicado em:13/06/19 2:09 PM por: marcelo_mb_rj Notícias

Um dos navios dos que foram atacados hoje pela manhã no Golfo de Omã pode afundar a qualquer momento e causar um desastre ambiental na região. A embarcação està carregada de produtos derivados de petróleo altamente concentrados e de grande potencial tóxico. A informação é da agência de inteligência marítima Dryad Global, que realiza acompanhamento e análises de riscos marítimos para companhias marítimas de todo o mundo.

Imagem do rastreamento maritimo dos navios monitorados pela Dryad Global na região do Golfo de Omã, mostrando as posições dos navios atacados nessa manhã. Imagem via Dryad Global.

Também de acordo com a Dryad Global, apesar de existirem atividades de guerrilha na região que envolvem rebeldes Houtis oriundos do Iêmem que constantemente atacam alvos associados ao Reino da Aràbia Saudita na região, não està descartada a possibilidade de envolvimento iraniano no ataque, já que existem grandes evidências do navio Front Altair (companhia Frontline, de bandeira norueguesa) ter sofrido um ataque com uso de torpedo de pequeno porte, lançado de lancha rápida.
Os relatos dos tripulantes do Front Altair descrevem o som de fortes impactos no casco da embarcação abaixo da linha d’água e após esses impactos, ocorreu pelo menos uma explosão que danificou seriamente o navio e causou o incêndio que incapacitou a operacionalidade da embarcação. Todos os 23 tripulantes do Front Altair foram resgatados por meios empregados da U.S. Navy na região (meios estes ainda não declarados pela U.S. Navy), oriundos da base aeronaval dos Estados Unidos no Bahrein.

Ao mesmo tempo, a empresa japonesa Kokuka Sangyo, proprietària do navio Kokuka Courageous, já declarou que a embarcação está fora de perigo imediato e que seus tripulantes estão são e salvos, mas não especificou se os tripulantes foram resgatados pela Marinha Iraniana ou pela Marinha dos Estados Unidos.
A empresa também declarou que as explosões que danificaram o navio foram causadas por minas magnéticas que foram lançadas na região por embarcações desconhecidas e que algumas ainda estariam presas ao casco do navio mas que não explodiram.

Com informações via CBS News, UKMTO international e Dryad Global.

O post  Navio petroleiro atacado no Golfo de Omã pode afundar e causar desastre ambiental apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV





Comentários



Adicionar Comentário