Skip to content

Pela primeira vez em sete anos Estados Unidos tem seus gastos com equipamentos militares aumentado

Os gastos com equipamentos militares dos Estados Unidos em 2018, teve aumento pela primeira vez em sete ano, chegando ao patamar de US$ 649 bilhões, o que significa 1/3 do valor mundial aplicado, indicou nesta segunda-feira (29) o Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (Sipri).

Os gastos planetários na área de defesa durante 2018 aumentaram 2,6% e chegaram a US$ 1,82 trilhão, o nível mais alto desde 1988, em plena ‘perestroika’ soviética e um ano antes da queda do Muro de Berlim, que pôs fim à Guerra Fria.

Segundo ainda à matéria, em 2017 os gastos militares mundiais havia sofrido incremento de 1,1%. A maior parte da subida é resultado dos aumentos nos Estados Unidos e na China, explicou o Sipri.

“O aumento dos gastos militares americanos se explica com a implementação de planos de compras de armas por parte do governo (do presidente Donald) Trump”, disse Aude Fleurant, citada em um comunicado.

O orçamento militar americano é maior que o conjunto dos gastos dos outros oito países que destinam mais recursos a este mesmo segmento. A China, cujo orçamento militar aumentou 83% desde 2009, é o segundo país com maiores gastos no setor e destina 1,9% de seu PIB.

Seguem-lhe Arábia Saudita, Índia e França, segundo o Sipri. A Rússia, entretanto, sai do ‘Top Cinco’ pela primeira vez e aparece relegada ao sexto lugar, sempre segundo a mesma fonte, que cita como causa as sanções econômicas impostas desde 2014 contra Moscou pelo conflito no leste da Ucrânia, o que a obrigou a reduzir os gastos em defesa.

  • Com informações da agência de notícias AFP

O post Pela primeira vez em sete anos Estados Unidos tem seus gastos com equipamentos militares aumentado apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV