
Um “submarino” foi interceptado este domingo, na Galiza, mais precisamente na costa de Aldán, em Pontevedra. A embarcação transportava três toneladas de cocaína.
De acordo com as investigações, o submarino, com 20 metros de comprimento, veio da Colômbia e faria escala no norte de Portugal antes de partir para algum ponto na costa norte da Espanha.
A embarcação navegou semi-submersa desde a Colômbia até a região de Morrazo, percorrendo uma distância de 7.690 quilômetros (equivalente a 4.778 milhas náuticas), e efetuou uma parada técnica em Cabo Verde, depois subiu rumo à Portugal .
Quando do momento da abordagem da embarcação na costa de Portugal, dois dos tripulantes foram capturados e presos logo após a tentativa de fuga, quando abandonaram a embarcação usando trajes de mergulho, depois de afundá-la propositalmente para evitar o flagrante. Um terceiro tripulante ainda está desaparecido, e, de acordo com as investigações seria um “espanhol” de origem marroquina.
As autoridades agora tentam trazer a embarcação para a superfície e apreender a carga de drogas e encontrar mais pistas no interior da mesma.
Há vários anos que as autoridades espanholas e portuguesas já suspeitavam da atividade de um “narcosubmarino”, operando para uma rede de tráfico árabe do norte da Africa para a região da costa sul espanhola e de Portugal, rota essa que foi abandonada devido à alta vigilância.
Aparentemente a tripulação do narcotráfico que operava o “submarino” recebeu apoio de escolta de superfície de um navio pesqueiro a partir da etapa de navegação do Cabo Verde até a costa de Portugal, para ser alertada caso alguma embarcação de alguma Marinha (Marrocos ou Portugal) ou da Policia se aproximasse.
A operação de busca e captura do submarino do tráfico ocorreu com a operação em conjunto da Guarda Civil Portuguesa, Autoridades Aduaneiras, GEAS da Policia Nacional de Portugal e até mesmo do DEA dos EUA, que efetuou buscas aéreas quando ocorreu o tempo estimado no qual a embarcação submersível se aproximaria da costa. O DEA já teria efetuado outras operações com aeronaves com equipamento especializado em detecção submarina na região, mas não obteve maiores êxitos até então.
Outro “submarino” do tráfico já foi capturado na costa de Portugal em 2006
Outro submarino de menor dimensão foi capturado pelas autoridades policiais de Portugal em agosto de 2006, “submarino esse contruìdo à partir de uma lancha comum de 15 metros, e chegou a fazer diversas vezes o trajeto entre as ilhas de Cabo Verde e a Costa de Portugal.
A diferença com a embarcação colombiana apreendida na operação desse domingo é que a mesma é muito maior, mais rápida e com grande capacidade de carga que a embarcação construída no Cabo Verde apreendida em 2006.
A embarcação na época foi colocada à disposição da Escola Técnica Naval da Marinha Portuguesa para estudo.


Com 17 metros de comprimento, três de diâmetro e 4 de altura, o submarino, feito de fibra de vidro e já todo estruturado.
A embarcação tem capacidade para uma tripulação de 30 pessoas e para transportar até 30 toneladas de carga.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Pará, General Jannot Jansen, o veículo estava “praticamente pronto” e prestes a entrar em operação.
Uma perícia confirmou as suspeitas de que ele seria utilizado para levar drogas até a costa norte-americana.
- Com informações Euronews e Voz da Galícia via redação Orbis Defense Europe.
O post Primeiro “narcosubmarino” sul-americano é interceptado na Europa apareceu primeiro em DEFESA TV.
Source: DefesaTV