Skip to content

Prof. Dr. Luis Bitencourt aborda Papel da Estratégia em Aula Magna do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

A Aula Magna do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, realizado em parceria pela Escola Superior de Guerra (ESG) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), aconteceu no dia 2 de julho, logo após a solenidade de abertura do Ciclo. Com o tema “O Papel da Estratégia e da Inteligência Empresarial para o Desenvolvimento Regional”, o Professor Doutor Luis Bitencourt, integrante do William J Perry Center for Hemispheric Defense Studies, dos Estados Unidos, realizou sua exposição.

Já no início de sua palestra, o Professor destacou como pensar o futuro é essencial, seja no âmbito familiar, empresarial ou nacional e, assim, demonstrou a importância de se traçar uma boa estratégia para se alcançar os objetivos pretendidos. “Muitas empresas nascem, crescem e se desenvolvem graças ao talento do seu líder. Se não houver uma base institucional capaz de gerar lições estratégicas que possam ser compartilhadas, a capacidade de se adaptar fica comprometida”, afirmou.

Para Bitencourt, entender o que nos cerca e projetar o futuro é fundamental ao se desenhar uma estratégia. Ele citou, como exemplo, o impacto causado pelos atentados de 11 de setembro na estratégia de Defesa dos Estados Unidos, modificando toda a sua operação a partir dos ataques.

Durante sua exposição, o Professor citou diferentes metodologias de pensamento estratégico e versou sobre a influência da Guerra Fria, a problemática de condicionar um setor a uma tecnologia ou insumo estrangeiro e as interseções da estratégia militar e empresarial.

Neste momento de crise mundial, Luis Bitencourt acredita que não devemos nos abater, mas sim renovar os planos. “É hora de realinhar a estratégia; verificar se o que estamos fazendo nos ajuda no futuro; e onde o Brasil quer estar daqui a algumas décadas: isso pode ser sinalizado pelo governo, mas é um trabalho de toda a sociedade”, pontuou.

Ao fim da palestra, os participantes puderam realizar perguntas e tirar dúvidas com o Professor. A videoconferência foi acompanhada pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, pelo Subcomandante da Escola, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, e pelo Diretor do Campus Rio da ESG e do Ciclo de Estudos, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva.

O III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa contará com oito semanas de programação 100% on-line, debruçando-se sobre aspectos da Defesa, Infraestrutura, Desenvolvimento e perspectivas para o cenário pós-pandemia.

Fonte: ESG


Source: DefesaTV