Skip to content

Ucrânia apreende petroleiro russo Nika Spirit

Um tribunal ucraniano emitiu a ordem de apreensão do petroleiro russo Nika Spirit, detido em 25 de julho no porto de Izmaíl, na região ucraniana de Odessa, informou o promotor militar ucraniano Anatoli Matios. Além do navio e dos documentos, os bens encontrados durante as buscas serão presos.

“Depois de analisar o pedido, o tribunal decretou a prisão do navio junto com os documentos apreendidos durante as buscas”, informou a promotoria ucraniana em sua página no oficial.

A promotoria acrescentou que o órgão judicial verificou a legalidade das ações dos promotores militares e investigadores do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).

Em 25 de julho, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) informou ter aprendido o petroleiro russo Nika Spirit no porto de Izmaíl. Em 26 de julho, verificou-se que os membros da tripulação da Nika Spirit retornaram à Rússia enquanto o petroleiro estava estacionado em um estaleiro no porto.

O governo de Kiev alega que anteriormente o petroleiro foi chamado NEYMA e que ele participou do alegado bloqueio de navios ucranianos no Estreito de Kerch.

Vale lembrar que em 25 de novembro de 2018, três navios da Marinha Ucraniana foram apreendidos pela Marinha Russa, quando violaram a fronteira russa ao entrar em uma área provisoriamente fechada do Mar Negro e avançaram em direção ao Estreito de Kerch, que separa a península da Criméia do resto do território russo.

A Marinha Russa alegou que os navios ucranianos realizaram manobras perigosas e ignoraram ordens para parar, então os navios foram abordados e presos junto com seus 24 tripulantes.

Com informações da Reuters via redação Orbis Defense Europe.

O post Ucrânia apreende petroleiro russo Nika Spirit apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV