Skip to content

United States Military Liaison Office (USMLO) e apoio a Defesa Civil no Brasil – José Ananias Duarte Frota – Cel BM R1 (ESG-CAEPE)

United States Military Liaison Office (USMLO) e apoio a Defesa Civil no Brasil

                      José Ananias Duarte Frota – Cel BM R1 (ESG-CAEPE)

 

 

Parte I- Tributo do Coronel “Antônio Henriques Rebelo”.

Em 2004 quando no Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, recebo a ligação do Secretario Nacional de Defesa Civil, o amigo Cel BM Jorge do Carmo Pimentel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, nos convidando para uma missão nos Estados Unidos.

Esta missão foi oferecida pelo Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos (United States Military Liaison Office -USMLO) pelo seu chefe o Coronel da Força Aérea Americana, Antonio Rebelo. Seria esta a missão para visitar e aprender no Texas Baptist Men, Corpo de Bombeiros de Dallas, e o Centro de Operações de Emergência do Estado da Flórida. Nesta viagem o articulador que esteve conosco na viagem foi o Major Frederick Barrett, amigo que mora no Texas.

Nas outras memórias escreveremos sobre Texas Baptist Men, o Texas Engineering Extension Service (TEEX), o Federal Emergency Management Agency-FEMA, a Coast Guard Training Center Yorktown’s e o New York City Fire Department. Assim com a relevante equipe do Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos, agregados ao espírito inovador do Rebelo, seu briosos oficiais e funcionários civis, em particular os majores no período de seu passamento, Frederick Barrett e Lorenzo Harris, o Capitão Brent Dodd e a Brígida Carvalho!

Tributo do Coronel “Antônio Henriques Rebelo”

Coronel Antônio Henriques Rebelo

14 de novembro de 1956 – 21 de maio de 2006

Antônio Henriques Rebelo nasceu no dia 14 de novembro de 1956 no vilarejo de São Bartolomeu dos Galegos, em Lourinhá, Portugal, filho de Armindo José Corado Rebelo e Maria Antonia da Conceição Henriques Rebelo. Mudou-se para os Estados Unidos com sua família em 1966 e fixou residência em Massachusetts, onde cursou a Classical High School.

Após formar-se no American International College em 1979, o Cel Rebelo entrou para a Escola de Treinamento da Força Aérea dos U.S.A e, mais tarde no mesmo ano, foi comissionado segundo tenente. Depois do treinamento técnico, serviu nas unidades operacionais em Minnesota, na Coréia, na Alemanha, na Flórida, na Espanha, Itália e Portugal. Em 1996, tomou-se Comandante da 603ª Esquadrilha de Controle Aéreo na Base Aérea de Aviano, na Itália. Depois de deixar a Itália, serviu como Sub-Chefe e Chefe da Divisão de Ligação Estrangeira no escritório do Vice-Chefe Assistente do Estado Maior no Quartel General da Força Aérea dos U.S.A. Ele assume em maio de 2002 sua posição como Chefe do Escritório de Ligação Militar dos Estados Unidos no Brasil.

No dia 13 de maio de 1997, o Cel Rebelo e Teresa Manuel de Almeida Pinho da Silva foram unidos em matrimônio. Ela o acompanhou fielmente em suas atribuições subseqüentes na Europa e nas Américas do Norte e do Sul.

Além de ser um participante e líder ativo na comunidade do Distrito Federal, o amigo Cel Antônio Rebelo desempenhou de forma impecável o papel de “Embaixador” Militar de sua Pátria junto aos militares brasileiros e à comunidade diplomática, em apoio ao Embaixador Estadunidense no Brasil e ao Comandante do Comando Sul. Rebelo apoiava entusiasticamente o Orfanato Acrópole, em Valparaíso, e dedicava incontáveis horas de seu tempo pessoal, recursos e esforços para renovar, re-equipar e melhorar as condições de vida desses membros menos afortunados da comunidade.

Em sua memorável administração, o nobre Rebelo proporcionou a inclusão dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil nas atividades do Escritório de Ligação Militar. Com sua adesão nós Bombeiros Militares do Brasil iniciamos um novo processo de intercâmbio e capacitação de nossos recursos humanos com as agências de Defesa Civil e os Bombeiros Estadunidenses.

O Coronel Rebelo deixou sua esposa Teresa, sua filha Carolina e seu filho Ricardo; seus pais residentes em Ludlow, Massachusetts; duas irmãs Maria Helena (Victor) Bruno, de Montreal, Canadá, e Irene (Kerry) Hackett, de Ludlow, Massachusetts; as sobrinhas Gina, Nancy; Stephanie, Kaiclyn, Sarah, e Jenny; e inúmeros parentes. Deixa também sua fiel equipe sob seu comando, seus colegas da Embaixada dos EUA e incontáveis amigos em todo o mundo.

O Coronel da Força Aérea dos Estados Unidos, Antônio Henriques Rebelo, de 49 anos, faleceu em sua casa, cercado por seus familiares, no dia 21 de maio de 2006, após uma corajosa batalha contra o câncer.

Participamos da missa em memória do Coronel Antônio H. Rebelo, celebrada às 15:00 horas da terça-feira, 23 de maio de 2006, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Brasília. O Sepultamento com todas as honras militares foi na terça-feira, 30 de maio de 2006, no Cemitério Ludlow em Ludlow; Massachusetts.

Memória da LIGABOM ao Coronel Antonio H. Rebelo

https://www.youtube.com/watch?v=13XWajmKPL4

LIGABOM

LIGA NACIONAL DOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL

Presidência

 

REMETENTE: DESTINATÁRIO:
Cel QOBM José Ananias Duarte Frota Cel. Antônio H. Rebelo
FUNÇÃO: FUNÇÃO:
Comandante Geral CBMCE Chefe do Escritório Militar dos U.S.A
TELEFAX: TELEFAX:
(0XX85) (0XX61)
TELEFONE: DATA:
(0XX85) 9 de setembro de 2005
ASSUNTO: Nº DE PÁGINAS:
HOMENAGEM 01 (um) incluindo esta
MENSAGEM
Il.mo S.r Chefe do Escritório de Ligação dos U.S.A,

 

Ao cumprimentá-lo com o devido estilo, informo a V. Ex.a que, em reconhecimento pela significativa contribuição na defesa e proteção da vida, a Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM sente-se honrada em outorgar ao bravo e intimorato defensor da vida a MEDALHA DO MÉRITO NACIONAL, em deferência a vossa atuante participação para o desenvolvimento de nossas Corporações, fortalecendo-nos para a efetivação da prevenção e combate aos sinistros de todos os matizes em nossa pátria.

Na oportunidade, este Presidente tem a honra de informar que a outorga da referida medalha se dará no próximo dia 14 de setembro (quarta-feira), às 09h30min, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

 

Respeitosamente,

Por favor confirmar presença por e-mail: [email protected] ou por fax (85)

 

José Ananias Duarte Frota – Cel QOBM

Comandante Geral do CBMCE

Presidente da LIGABOM

 


Source: DefesaTV